Dinâmica para conversar sobre elogios, valorização.
Vivemos em um mundo onde a competição, o descartável e a valorização das aparências parece minar as relações e deixar pouco espaço para a vivência de valores como o bem-querer e o reconhecimento do bom e do belo que existe em cada pessoa.
– Passar uma caixa com o nome das pessoas do grupo. Cada um retira um nome e tem a tarefa de destacar uma qualidade da pessoa. Se não conhecer bem a pessoa, pede ajuda.
– Formar um círculo e pedir opiniões sobre a dificuldade que temos em elogiar as pessoas com quem convivemos. Por que isso acontece?
– Colocar a música: Flores em você, enquanto cada um recebe um cartão com a frase “Só se vê bem com o coração”, de Saint Exupéry, no livro O Pequeno Príncipe.
– Em duplas, conversar sobre esta frase e sobre o poder do elogio. Depois, ao som de uma música suave, pedir para escreverem, no verso do cartão, uma mensagem, dizendo à outra pessoa algo de bom que percebe nela (elogios verdadeiros).
– De volta ao círculo, cada um resume em uma palavra ou frase o quanto o elogio faz bem e fortalece as relações.
– Finalizar com um abraço entre as duplas e a entrega das mensagens.
Fonte: mundojovem.com.br