Amigos de Jó

Participantes: Quantas pessoas quiserem
Tempo Estimado: Indeterminado
Modalidade: Ação coletiva
Objetivo: Desenvolver uma preocupação coletiva para que todos acertem senão o objetivo não será alcançado porquê todos os integrantes do grupo são importantes na execução de uma tarefa. 
Material: Um pé do próprio calçado do participante e um lugar onde possa formar um círculo de acordo com o número dos participantes.

Como funciona: O animador explicará sobre esta antiga brincadeira de passar o objeto (no caso o calçado) de acordo com a letra da música:

“Amigos de jó /
Jogavam cachangá /
Tira / Põe / Deixa ficar /
Guerreiros com guerreiros fazem /
Zig-Zig-Zá /
Guerreiros com guerreiros fazem /
Zig/Zig/Zá”

Os participantes deverão retirar um de seus calçados, formarem um círculo agachados, colocarem o calçado em frente de si mesmos e quando começar a música todos deverão passar simultaneamente e compassadamente os calçados para o seu respectivo vizinho no sentido anti-horário até quando falar “Cachangá” . Quando falar “tira” todos os participantes deverão pegar o calçado e levantar, quando falar “Põe” deverão abaixar o calçado na sua própria frente. Quando falar “Deixa ficar” todos deverão largar o calçado em suas frentes e fazer o gesto simbólico de “fica aí”. De “guerreiros” até “fazem” volta a passar o calçado para o vizinho no mesmo sentido anti-horário e na parte “zig/zig/zá” simultaneamente todos pegam o calçado sem soltá-lo colocam na frente do vizinho, volta na sua frente e deixa na frente do vizinho, isto tudo de acordo com o ritmo da música.

Possíveis questionamentos:

  • Certamente, quanto mais participantes todos perguntarão porquê não conseguem terminar a música com todos acertando a dinâmica?
  • Você poderá questionar se alguns só faziam a sua parte ou se além da sua parte orientavam seus vizinhos para não errarem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *