Home > Escola / Volta as Aulas > Dinâmica para Inicio das aulas – Comprimento

Dinâmica para Inicio das aulas – Comprimento

Dinâmica para Inicio das aulas - Comprimento

O objetivos dessa dinâmica para inicio de aulas, ensino fundamental, cursos e etc é desenvolver a noção de estimativa, equivalência e medida por meio de comparações. A dinâmica desse exercício estimula o raciocínio e a percepção das crianças em relação às medidas-padrão.

Tempo estimado para realização desta dinâmica: 1 aula.

Grupo: crianças a partir de cinco anos.

Local: sala de aula ou uma sala grande.

Material para esta dinâmica:  Esta é uma brincadeira que basta usar o material dos próprios alunos para começar a brincar: caneta, uma borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças, uma régua, uma trena ou uma fita métrica.

Como funciona esta dinâmica:

  1. Para começar a dinâmica, divida a turma em quatro equipes. Escolha para cada um deles um objeto que deve substituir a régua como unidade de medida.
  2. Esse objeto pode ser uma caneta, uma borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças.
  3. Em seguida, defina os objetos que cada grupo deve medir – por exemplo, a carteira, a porta, a lousa ou a altura da parede onde começa a janela.
  4. Antes que a turma comece a realizar as medições, estimule as crianças a fazer estimativas: quantas borrachas elas acham que seriam necessárias para determinar o comprimento da mesa? E a largura?

Como seriam os resultados se, em vez desses objetos, a classe usasse um livro e um caderno para fazer as medidas? E assim por diante.

18 thoughts on “Dinâmica para Inicio das aulas – Comprimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *