Dinâmica para Inicio das aulas – Comprimento

O objetivos dessa dinâmica para inicio de aulas, ensino fundamental, cursos e etc é desenvolver a noção de estimativa, equivalência e medida por meio de comparações. A dinâmica desse exercício estimula o raciocínio e a percepção das crianças em relação às medidas-padrão.

Tempo estimado para realização desta dinâmica: 1 aula.

Grupo: crianças a partir de cinco anos.

Local: sala de aula ou uma sala grande.

Material para esta dinâmica:  Esta é uma brincadeira que basta usar o material dos próprios alunos para começar a brincar: caneta, uma borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças, uma régua, uma trena ou uma fita métrica.

Como funciona esta dinâmica:

  1. Para começar a dinâmica, divida a turma em quatro equipes. Escolha para cada um deles um objeto que deve substituir a régua como unidade de medida.
  2. Esse objeto pode ser uma caneta, uma borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças.
  3. Em seguida, defina os objetos que cada grupo deve medir – por exemplo, a carteira, a porta, a lousa ou a altura da parede onde começa a janela.
  4. Antes que a turma comece a realizar as medições, estimule as crianças a fazer estimativas: quantas borrachas elas acham que seriam necessárias para determinar o comprimento da mesa? E a largura?

Como seriam os resultados se, em vez desses objetos, a classe usasse um livro e um caderno para fazer as medidas? E assim por diante.

Você pode gostar...

18 Resultados

  1. roselaine disse:

    ja fiz esta dinamica com meu grupo é realmente muito divertida!

  2. camilly disse:

    massa d+

  3. Maria José Melo da Costa disse:

    Muita boa essas dinâmicas.

  4. Maria José Melo da Costa disse:

    Muita boa essas dinâmicas facilitando o entrosamento entre os grupos.

  5. Marlii de Andrade Sena disse:

    Sou professora dos anos iniciais e gostaria de receber algumas sugestões de dinâmicas.Abraço Marili

  6. Maria José Lima disse:

    estas dinâmicas são ótimas tem para todos os níveis e idades e assuntos trabalhados.maravilhosas

  7. Marlene Cunha Lopes disse:

    as dinamicas são excelentes simples e muito facil de aplicar , preciso constantemente, obrigada.

  8. heleny guedes disse:

    muito boa essas dinamicas

  9. rejania disse:

    Muito legal…..mais qual a moral? no final q posso dizer.

  10. leia vitoria disse:

    bom demais e criativo

  11. angelica disse:

    Olá estou estagiando no grupo da 3 IDADE, POR FAVOR EU PRECISO DE DINAMICAS FACIL PARA PASSA EM SALA…

  12. Eleuzine carvalho disse:

    Achei essas dinamicas maravilhosas e simples.

  13. Eugênio disse:

    EU PARTICULARMENTE ADORO TRABALHAR COM DINÂMICAS, DESCONTRAI, AJUDA NA PERFORMANCE E OUTROS MAIS…GLI

  14. Eugênio disse:

    ANGÉLICA, VI SEU COMENTÁRIO SAIBA QUE NO SITE “ESTANTE VIRTUAL” TEM MUITOS LIVROS BONS E BARATOS, DÁ UMA CONFERIDA VC VAI GOSTA. GLI

  15. Maria da Conceição Reis dos Santos disse:

    Eu sou apaixonada por dinâmicas . As sextas-feiras é só com dinâmicas que trabalho os meus alunos adoram!

  16. luzineide fiel disse:

    Amei as dinâmicas.São todas muito utéis. Parabéns…

  17. vou fazer essa dinâmica na minha igreja vamos se os jovens vão gosta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.